quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Invictus



 Sinopse:
Invictus é um filme de 2009 drama biográfico esportes dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. A história é baseada no livro de John Carlin Playing the Enemy: Nelson Mandela eo jogo que fez uma Nação sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, organizada no país após o desmantelamento do apartheid. Freeman e Damon jogo, respectivamente, Presidente Sul-Africano Nelson Mandela e François Pienaar, o capitão da equipe de rugby Sul Africano sindicato dos Springboks. Invictus foi lançado nos Estados Unidos em 11 de dezembro de 2009. O Invictus título pode ser traduzido do latim como "invictos" ou "invicto", e é o título de um poema de poeta Inglês William Ernest Henley (1.849-1.903). O filme foi recebido com críticas positivas opiniões, com louvor para apresentações tanto Freeman e Damon: interpretação de Morgan Freeman como Nelson Mandela foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator e Matt Damon foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante 


 O filme invictus fala sobre o fim do Apartheid. Mesmo com fim do Apartheid, ainda havia exclusão entre brancos e negros, Nelson Mandela queria que time de rúgbi conhecesse a realidade do país. No inicio do filme se via muito preconceito, e mesmo com o fim do Apartheid negros e brancos continuavam divididos pelo preconceito.
    Na final da copa do mundo de rúgbi entre Africa do Sul e Nova Zelândia estavam sentados lado a lado os presidentes de ambos os países. Acompanhe o dialogo:
    - Mandela: Talvez devêssemos fazer uma pequena aposta!
    - Presidente da Nova Zelândia: Todo o seu ouro por todas nossas ovelhas!
    - Mandela: Bem, eu estava pensando em algo como uma caixa de vinho!
A história começa logo depois da eleição de Mandela. O país se encontra totalmente dividido entre negros e brancos. Se antes os negros não estavam satisfeitos com a presidência, agora são os brancos que não estão satisfeitos. Um treinador de rúgbi declara a seus atletas, todos brancos, que o país está largado aos cães enquanto do outro lado da rua, num campo de terra batido, a outra parte da população comemora a eleição de "um deles".
 Caminhando na rua, Mandela lê no jornal acima de uma foto dele: "Ele pode vencer uma eleição, mas poderá governar um país?". "Uma pergunta pertinente.", ele diz. Mandela deve governar um país cuja uma parte da população não o quer lá. Essa é a sua principal preocupação, não por conta da sua imagem ou de sua popularidade, mas porque aquilo mostra a desunião de seu país. Antes de tudo ele quer uma única nação.
 Para isso ele conta com a ajuda do capitão do time, Pienaar, que serve como intermediador entre os desejos de seus comandados e do presidente. Mandela chega a entregar para o capitão, um poema chamado Invictus, que o ajudou a enfrentar todos os anos que passou na prisão. Então a África do Sul passa de um time desacreditado que chegou a final do campeonato mundial para disputar contra um time muito superior.
 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário