quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Africa: Descobrindo suas características naturais

Desertos: Saara e Kalahari




A expansão do Saara para o sul, o uso das melhores terras para o plantio para exportação tem agravado o problema da forme nesta região com muita seca, fome, morte e subnutrição. O deserto cresce a cada ano.

Características: regiões de clima extremamente seco, e acentuadas amplitudes térmicas (as temperaturas podem alcançar 50ºC durante o dia e 15ºC durante a noite) sua vegetação é escassa e adaptada aos rigores do clima, exceto nos Oasis que formam nos lugares onde o lençol de água subterrânea aflora na superfície.



Floresta Úmida ou Equatorial 




Características: localiza-se na porção central do continente, regiao de clima quente e chuvoso, com medias térmicas entre 25ºC e 30ºC, e indices pluviometricos ente 2.000 e 3.000 milimetros. Nesse dominio desenvolve-se a floresta equatorial do congo que abriga grande divercidade de especies e tem caracteristicas semelhantes as da floresta amazônica.

Savanas



Característica: Apresenta duas estações bem distintas:chuvosa no verão e seca no inverno.É o domínio de transição entre floresta úmida e áreas áridas do norte do sul da africa. Nesse domínio, a vegetação apresenta arvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras que recobrem o solo.

Neve na África.




A neve na África é localizada na área da linha do equador.Vejam só o que aconteceu na última quarta (03/09) em Nuhahururu, uma pequena cidade do Quênia, distante a 220 quilômetros da capital Nairobi: para assombro de todos os moradores, parte da cidadezinha amanheceu coberta de neve. É o primeiro registro na história de um fenômeno deste tipo na região.


Descobrimos nesse dia que a africa não é apenas savanas e sim desertos,florestas iguais a amazônia, e o mais incrível neve.É ótimo estudar a África. =]




Nenhum comentário:

Postar um comentário